Diferença entre TCC e monografia e artigo

Tanto a tese quanto a dissertação são trabalhos de pesquisa acadêmica que se diferenciam, principalmente, pelo grau de complexidade, extensão e função. No entanto, após a preparação e apresentação de uma tese ou tese, pode ser obtido um grau acadêmico.

A tese é um trabalho de investigação teórica ou experimental, desenvolvida individualmente ou em grupo, em que se desenvolve um tema original ou a partir de uma nova abordagem, com o intuito de contribuir com conhecimentos para uma área específica.

Por sua vez, a tese é um trabalho de investigação de menor alcance do que uma tese, cujo principal objetivo é demonstrar a capacidade investigativa e metodológica do aluno. Ao preparar uma tese, não se espera que um tema original seja desenvolvido ou que novas contribuições sejam feitas em uma área do conhecimento. No entanto, isso inclui uma revisão da literatura e uma descrição de um problema.

Diferença entre TCC e monografia

A tese é um trabalho de investigação monográfica de elevado rigor metodológico elaborado no final de um ano letivo. Seu objetivo é produzir conhecimento original sobre um assunto inédito, ou um assunto conhecido a partir de um romance ou abordagem pouco explorada. Quer saber TCC o que é? Fique antenado no texto.

A tese pode ser teórica ou experimental e é realizada com recurso a uma metodologia científica. Nele ficam claramente expostos os objetivos, o problema, as hipóteses e os resultados do referido trabalho.

O documento de tese e sua defesa são condições para a obtenção do título de graduação ou pós-graduação. Este trabalho é apresentado perante um júri, que coloca questões ao candidato, a fim de decidir se é digno do referido grau.

Por fim, com a aprovação da tese, obtém-se o grau de bacharelado, mestrado ou doutorado, conforme o caso e assim você compreende o que é uma monografia.

Características do TCC

  • É um trabalho de pesquisa rigoroso em uma área específica.
  • Seu desenvolvimento deve gerar conhecimentos originais, seja pelo conteúdo, seja pela abordagem de sua elaboração.
  • Uma vez apresentado, defendido e aprovado, dá acesso a um curso de graduação ou pós-graduação.
  • As referências bibliográficas devem ser específicas e relevantes.
  • Pode ser preparado individualmente ou em grupos.
  • É um texto argumentativo ou expositivo.
  • Havendo hipótese de pesquisa, busca-se prová-la ou refutá-la.
  • Sua extensão é variável e depende do nível, geralmente entre 50 e 100 páginas (excluindo referências e anexos).
  • tempo de elaboração depende da matéria e do grau de coleta de dados, sendo no mínimo seis meses nas licenciaturas e chegando a cerca de três anos no doutorado.
  • As conclusões devem mostrar a posição do pesquisador e basear-se em fontes e argumentos sólidos e relevantes.
  • Deve ser aprovado por um júri e a defesa pode ser acompanhada de diversos recursos audiovisuais.
  • Há apoio tutorial para o aluno durante a investigação e elaboração da tese.

Diferença entre monografia e artigo

A tese é um trabalho de investigação monográfica realizado individualmente e cujo objetivo é que o aluno demonstre ter capacidade para realizar uma investigação seguindo uma metodologia adequada. Igual à diferença de monografia e tcc, aqui explicaremos os detalhes.

Tanto a tese quanto a tese têm características semelhantes. Ambos compartilham o uso rigoroso de uma estrutura metodológica. No entanto, a profundidade e a extensão de uma tese são menores do que a da tese.

Tal como acontece com a tese, com a tese você pode obter um diploma acadêmico. Geralmente, são cursos de graduação, pós-graduação e pós-graduação. No entanto, ao contrário da tese, a apresentação, defesa e aprovação de uma tese não conduz à obtenção do doutoramento.

Características da monografia

  • É uma investigação monográfica de um tópico específico (mas menos aprofundada do que na tese).
  • Apresenta a análise de um tema e mostra que o aluno domina a metodologia e sua abordagem de pesquisa.
  • Uma vez apresentado, defendido e aprovado, concede acesso a curso de graduação ou pós-graduação (exceto doutorado).
  • É feito individualmente.
  • As referências bibliográficas devem ser específicas e relevantes.
  • É um texto argumentativo ou expositivo.
  • Havendo hipótese de pesquisa, busca-se prová-la ou refutá-la.
  • Sua extensão é variável, compreendendo em média cerca de 40 ou 50 páginas de texto corrido (sem incluir referências ou anexos).
  • O tempo de processamento pode variar de seis meses a dois anos, dependendo do nível.
  • Ele comparece perante um júri para sua defesa.
  • Você pode precisar de suporte tutorial e acompanhamento.

TCC, Monografia, Artigo – Principais diferenças

A dissertação de bacharelado tem por objetivo apresentar ao aluno a prática e as etapas da pesquisa.

Neste nível, não se espera que o candidato a um diploma desenvolva um trabalho altamente investigativo. A ideia é que o aluno consiga desenvolver uma metodologia e pesquisar problemas e explorar formas de produção de conhecimento.

A principal característica da dissertação de mestrado é analisar um tema inédito ou previamente estudado, gerando novos conhecimentos. Para isso, é realizado um trabalho de pesquisa aprofundado, geralmente sobre uma hipótese ou teoria, que será testada ou proposta.

Embora não se espere um trabalho científico revolucionário, com a dissertação de mestrado o objetivo é que haja alguma contribuição para o conhecimento na área de interesse acadêmico do aluno.

About Author

Sobre o autor
Candida Dantas
Editor
Cândida Dantas é uma das principais consultoras do Portal Monografias, trazendo uma riqueza de experiência e conhecimento para a nossa equipe. Formada em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com mestrado e doutorado em Educação pela mesma instituição, Cândida tem uma paixão imensa pela educação e pelo ensino.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *