O que é uma monografia

Seja uma monografia, uma bibliografia, uma tese, um trabalho escrito com capa, introdução, objetivos e conclusões … Se você não sabe a definição, para que servem, como são feitos, sua estrutura e composição geral, não faremos ou alcançaremos nada.

Neste artigo iremos falar sobre uma das obras escritas que mais necessita de dedicação e boa estrutura, a monografia.

O que é uma monografia e como fazer

Pode ser definido como um trabalho escrito onde se busca que o que é interpretado e informado aos leitores seja com pesquisa detalhada, informativa e descritiva. Com isso, busca-se que a investigação seja verdadeira ou duvidosa, seja ela global, jornalística ou científica.

A palavra monografia é de origem grega:

Mono: um ou apenas

Ortografia: descrita ou escrita

Veja quais são as principais partes de uma monografia:

Capa: Que deve conter os seguintes dados (conforme mostrado na imagem)

Agradecimentos ou dedicatórias: Esta seção é opcional, só deve ser usada se pessoas ou institutos participaram da coleta de dados para sua monografia.

Índice: É o índice do projeto.

Prólogo: É a seção onde se deve levantar o problema, os objetivos secundários e também uma descrição do projeto de pesquisa.

Introdução: Diferente do prólogo, aqui deve ser proposto um resumo, palavras-chave e informações sobre os temas que você vai apresentar no projeto.

Corpo do trabalho: A parte mais importante de toda a monografia, nesta você irá expor os tópicos de seu projeto. Deve ser dividido em capítulos (cada capítulo deve ter objetivos, palavras-chave primárias e secundárias, fatos e ilustrações)

Conclusões: Se você já saiu do corpo do trabalho, as conclusões serão as mais simples, com suas próprias palavras dê a conhecer a contribuição do seu projeto e o que dele deduziu.

Apêndices ou anexos: Tudo o que for adicional será colocado (Gráficos, tabelas, gráficos, diagramas)

Bibliografia: Nesta seção, apresente as referências e fontes de informação (lembre-se de colocá-la em ordem alfabética)

Monografia TCC

Escolha um tópico sobre o qual pouco se saiba (é recomendável que, a partir do tópico escolhido, seja escolhido um único subtópico ou aspecto do tópico)

Escreva sobre o que você quer investigar ou investigar, em um caderno você pode colocar as palavras-chave escolhidas

Investigue em profundidade sobre o tema escolhido (leia, consulte online, veja os estudos, pergunte)

Ao pesquisar, faça anotações e escreva o que for mais interessante e relevante (não se esqueça de anotar as referências)

Comece sua monografia, primeiro comece com o corpo do trabalho (Organize suas idéias e apresente-as nela), depois de fazer o corpo do trabalho o resto será mais fácil.

Monografia acadêmica

Monografia de análise de experiências:

Este tipo de monografia é baseada em testes, práticas, hipóteses e análises. Para dar o veredicto final, são necessárias mais de três evidências para afirmar ou refutar esta investigação.

O conteúdo da monografia de experiência, basicamente busca descrever os detalhes de uma experiência realizada, consiste em documentar os detalhes, metodologias, procedimentos e ações realizadas para a obtenção de novos conhecimentos ou não, mas que também podem ser utilizados para comparação com outras experiências. .

Uma monografia desse tipo pode ser realizada para testar teorias, conceitos existentes, ou seja, para validá-los a partir da experiência, não deve ser necessariamente uma investigação voltada para a descoberta de algo novo, o que também pode ser.

Monografias de análise de pesquisa são amplamente utilizadas em certos campos da ciência nos quais se espera que o autor documente sua experiência colocando princípios, conceitos, etc. em prática. do qual ele tem.

Monografia de Compilação:

Como o próprio nome indica, este tipo é baseado na coleta de informações de estudos, pesquisas, experiências e muito mais. Além disso, as informações das referidas referências devem ser validadas neste.

A monografia de compilação é um tipo de monografia que faz uso de fontes objetivas e confiáveis ​​de informação para coletar a melhor informação possível sobre o tema desenvolvido; Não se trata de fazer uma simples compilação de informações, o autor deve contribuir com seus conhecimentos e critérios.

A monografia de compilação é apresentada em um documento de texto geralmente longo, tem basicamente uma função informativa, não se trata de conduzir pesquisas ou experimentos, se não mais simples; Trata-se de coletar informações de qualidade sobre um tópico e apresentá-las de forma que sejam compreensíveis e legíveis para o leitor.

Monografia de pesquisa:

É a mais utilizada pelos alunos, nela o autor deve coletar informações por si mesmo, seja lendo, pesquisando, perguntando, etc.

Este tipo de monografia envolve pesquisa e utiliza uma metodologia próxima à pesquisa científica, às vezes pode ser necessária até a realização de experimentos para verificar ou obter dados relevantes que contribuam para o desenvolvimento e compreensão do assunto.

Trata-se de reunir informações, mas também de usar métodos para obter novos conhecimentos.

Numa monografia de pesquisa, também devem ser descritos e expostos a forma como foi feito, os métodos utilizados, bem como o procedimento para verificar os conhecimentos e ideias obtidos.

About Author

Sobre o autor
Candida Dantas
Editor
Cândida Dantas é uma das principais consultoras do Portal Monografias, trazendo uma riqueza de experiência e conhecimento para a nossa equipe. Formada em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com mestrado e doutorado em Educação pela mesma instituição, Cândida tem uma paixão imensa pela educação e pelo ensino.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *